Para marcar o dia internacional de conscientização sobre a captura acidental de espécies marinhas (Stop ByCatch Day), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) lança a cartilha ‘Acompanhante Indesejado’, que pode ser acessado pelo link https://rte.short.gy/Bycatch.
O objetivo é conscientizar a população sobre essa prática, que todos os anos mata milhões de animais marinhos, muitos deles sobre risco de extinção.
Na pesca, o ByCatch acontece quando animais como tartarugas, golfinhos, focas, baleias e até aves são capturados acidentalmente por redes e anzóis.
Como essas espécies não são o objetivo dos barcos de pesca, elas acabam sendo descartadas no mar, feridas ou mortas.
Dados das Nações Unidas demonstram que 40% de tudo o que é pescado no mundo é ByCatch.
A captura acidental também acontece no litoral paulista e uma das espécies mais afetadas é a toninha (espécie de golfinho), ameaçada de extinção.
Em congresso realizado em Santos, em 2019, a diretora do Instituto Biopesca, Carolina Bertozzi, informou que por ano morrem mais de cem toninhas entre Praia Grande e Peruíbe.
Para evitar essa situação, além da conscientização sobre o problema, várias técnicas podem ser empregadas.
Na cartilha ‘Acompanhante Indesejado’, o público poderá conhecer essas alternativas, quais as espécies mais afetadas e, como consumidor, as ações que podem ser colocadas em prática para ajudar a reduzir o problema.