(Na foto da esquerda para direita o secretário Márcio Paulo, o prefeito Rogério Santos, José Virgílio presidente do Arte no Dique e Gabriela Otero, representando a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Agência Ambiental da Suécia.)
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Santos
SEMAM LANÇA PROJETO SANTOS OCEANO SAUDÁVEL – BECO LIMPO
No Dique da Vila Gilda, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou, entre setembro e dezembro de 2020, o projeto-piloto Beco Limpo, quando foi testada uma proposta de ação em parceria com a comunidade.
Nesse período, oficinas foram realizadas e modelos-teste de lixeiras adaptadas aos becos foram confeccionadas e instaladas.
O resultado da ação demonstrou a viabilidade da proposta, que envolve capacitar moradores do Dique da Vila Gilda, Jardim São Manoel e Vila dos Criadores, por meio de bolsas-auxílio.
Encerrada a fase de testes, o projeto foi encaminhado em 2020 ao Ministério Público Federal, que aprovou o projeto, liberando verba para que o mesmo seja realizado ao longo de três anos.
OBJETIVO
O projeto Beco Limpo tem como objetivo reduzir o descarte de resíduos sólidos urbanos nas comunidades do Dique da Vila Gilda, São Manoel e Vila dos Criadores, por meio de ações de capacitação e educação ambiental.
Para isso, serão disponibilizadas 600 bolsas-auxílio para contratação de jovens dessas comunidades, que trabalharão como multiplicadores de informações ambientais junto aos moradores.
Nesse sentido, o Beco Limpo prevê capacitação para os bolsistas em resíduos sólidos, reciclagem, reaproveitamento e economia-circular.
CAPACITAÇÃO
Além disso, também serão criados outros dois núcleos de capacitação.
O primeiro deles será realizado por meio da criação da Ecofábrica Criativa, que consiste em uma marcenaria a ser instalada no Instituto Arte no Dique, por meio da qual será oferecida capacitação em marcenaria, ao mesmo tempo em que a unidade gerará equipamentos a serem utilizados ao longo do projeto.
O segundo núcleo de capacitação será constituído por um Centro de Compostagem e Horta Urbana, a ser implantado dentro das referidas comunidades, com o objetivo de proporcionar a expansão de hortas, por meio do reaproveitamento do lixo orgânico, reduzindo o descarte desse material e a oferta de alimentos de qualidade.
BARREIRAS
O Projeto também prevê verba para a realização de monitoramento das barreiras flutuantes instaladas nos 12 canais de Santos, ao longo de dois anos, com início previsto para o segundo semestre de 2022. Esse trabalho será feito por estagiários de Engenharia Ambiental.
No momento, a licitação para compra e instalação das 12 barreiras está em fase de lançamento, com a verba já aprovada pelo Fundo Municipal de Recuperação e Preservação do Meio Ambiente (FMRPMA), da Semam.
PRAIA
Além do monitoramento dos canais, a Semam, paralelamente ao Beco Limpo, continuará realizando o Programa de Identificação das Fontes de Resíduos Marinhos – Lixo Fora D’água.
Criado em 2019, o Programa criou uma metodologia própria para análise, quantificação e qualificação dos resíduos presentes na faixa de areia.
Atualmente, essa metodologia criada em Santos, com apoio da Agência Ambiental da Suécia, a ONG International Solid Waste Association (ISWA) e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), já é utilizada em outras dez cidades brasileiras, entre elas Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Balneário Camboriu (SC), Bertioga (SP e Manaus (AM).
INÍCIO
O Programa Beco Limpo terá início em janeiro de 2022, por meio das ações de planejamento, e em março, terão início as ações de capacitação.
PARCEIROS
O Programa Beco Limpo tem como parceiros a Agência Ambiental da Suécia, a ONG International Solid Waste Association (ISWA), o Instituto Arte no Dique e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Veja mais da atuação do PSB em Santos