Nossas Postagens

O Golpe das Pedras Preciosas

Por solicitação da CPMI dos Atos Golpistas a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) entregou um relatório com dados coletados pela agência para embasar investigações sobre financiamento do processo golpista, sua logística e seus financiadores.

Neste relatório consta que no dia 26 de outubro de 2022, durante a 12ª Feira dos Garimpeiros, em Teófilo Otoni, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro receberam, respectivamente, um envelope e uma caixa contendo pedras preciosas. Porém, ao cruzar esta informação com uma lista de itens que já se encontrava de posse da CPMI, constatou-se que estes presentes não constavam desta lista que contem 46 páginas com 1055 itens recebidos durante o mandato.

Estes fatos foram denunciados pela deputada federal Jandira Feghali durante sessão de 01 de agosto da CPMI e mostra ainda que foram analisados vários e-mails e apontam que auxiliares do ex-presidente dizem que as pedras não deveriam ser cadastradas, e sim entregues em mãos ao tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens e braço direito de Bolsonaro.

De acordo com relatório da Abin entregue para a CPMI, dirigentes das principais associações de garimpo figuram como financiadores das manifestações de apoio a Bolsonaro em novembro e dezembro de 2022 e também no 8 de janeiro. A deputada citou nominalmente os garimpeiros Roberto Katsuda e Henrique Laureano como alguns destes financiadores.

Para a deputada, o fato em si justifica a convocação e quebra de sigilo bancário não apenas de Jair e Michelle Bolsonaro, mas também de auxiliares do ex-presidente, incluindo Mauro Cid, cujas movimentações milionárias em suas contas bancárias não condizem com o salário que recebia conforme relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Fiscais), órgão responsável por identificar e combater crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Estes fatos embasam a conclusão da deputada, em entrevista à Revista Fórum, chegou de que ou houve roubo de patrimônio público, ou esse recurso foi usado para financiar os atos golpistas.

Resta agora saber onde estão estas pedras. Será o golpe das pedras ou serão as pedras do golpe?

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes